Senhora X, Senhorita Y
Transmissão ao vivo + Bate-papo com as artistas do trabalho _ Dia 29 de Agosto | Domingo às 19h
Horário e local
29 de ago. de 2021, 19:00 – 20:00
Evento online
Sobre o evento
SENHORA X, SENHORITA Y
Transmissão ao vivo + Bate-papo com as artistas do trabalho _ Dia 29 de Agosto | Domingo às 19h.
Sinopse
Sob o pretexto de representar a peça A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Release
O espetáculo Senhora X, Senhorita Y, da Damas Produções, com direção geral e dramaturgia de Silvana Garcia, ganha uma versão online para realizar uma apresentação no Dia da Visibilidade Lésbica.
Nesta adaptação, as artistas Ana Paula Lopez, Camila Couto e Sol Faganello, juntamente com a diretora Silvana Garcia, realizaram um estudo a partir da peça encenada, potencializando as dinâmicas existentes para a linguagem audiovisual. A direção audiovisual é de Sol Faganello, também atriz do espetáculo. O trabalho tem direção de movimento de Ana Paula Lopez, dramaturgia sonora de Camila Couto, criação de luz de Sarah Salgado e direção de fotografia de Vitor Vieira.
Projeto tem o apoio da Lei Aldir Blanc na Cidade de São Paulo. da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo Federal.
::
Ficha técnica
Direção Geral e Dramaturgia: Silvana Garcia
Direção Audiovisual: Sol Faganello
Texto e Roteiro: Silvana Garcia, Ana Paula Lopez e Sol Faganello
Elenco: Ana Paula Lopez, Sol Faganello e Camila Couto
Dramaturgia Sonora: Camila Couto
Direção de Movimento: Ana Paula Lopez
Direção de Arte: Sol Faganello
Performance Sonora: Camila Couto
Concepção de Luz: Sarah Salgado
Direção de Fotografia: Vitor Vieira
Operação de Câmera: Vitor Vieira, Camila Picolo, Sol Faganello e Camila Couto
Captação de Som: Eric Vasconcelos
Montagem e Teaser: Sol Faganello
Mixagem de Som: Daniele Dantas
Arte Gráfica: Sol Faganello e Camila Couto
Mídias Sociais: Camila Couto
Fotografia do Espetáculo: Maria Fanchin
Produção Audiovisual e Transmissão: Dita Produtora
Produção e Realização: Damas Produções
::
Sobre a Damas Produções
A Damas Produções é uma companhia de mulheres multiartistas fundada no ano de 2015 em São Paulo. Integram o grupo as artistas Ana Paula Lopez, Camila Couto e Sol Faganello. Em seu repertório, a Damas possui trabalhos voltados ao público adulto e ao infantil, tendo como propósito dar protagonismo a personagens, narrativas e subjetividades de mulheres.
No ano de 2018, em parceria com a diretora Silvana Garcia, a Damas estreou o trabalho Senhora X, Senhorita Y na Oficina Cultural Oswald de Andrade e, nos anos seguintes, realizou apresentações pela cidade de São Paulo e interior do Estado. Junto as temporadas do espetáculo, a companhia promoveu ações formativas, proporcionando o encontro em mulheres artistas de distintas áreas. Em 2019, este espetáculo, foi indicado ao Prêmio Aplauso Brasil, na categoria Melhor Dramaturgia para Silvana Garcia.
Com o repertório infantil, a companhia possui cerca de quinze histórias adaptadas e rescritas, tendo apresentado em diversos espaços como bibliotecas públicas, teatros municipais, Fábricas de Cultura, entre outros.
No ano de 2020, a Damas promoveu o evento Mulheres Protagonistas no Teatro Arthur Azevedo, o qual reuniu diversas artistas da cena teatral paulistana, com o intuito de ampliar suas vozes e dar visibilidade as suas criações. O evento teve que ser cancelado, por conta do cenário pandêmico mundial. Neste mesmo ano, a companhia se debruçou em um novo processo artístico, sob dramaturgia de Ana Paula Lopez, com previsão de estreia para segundo semestre de 2021.
Em 2021 a Damas mergulhou nesta adaptação do espetáculo Senhora X, Senhorita Y para a linguagem híbrida entre teatro e audiovisual, tendo o olhar de Sol Faganello na direção audiovisual do trabalho. Ficou interessada, interessado ou interessade? Garanta já seu ingresso gratuito e confere esse novo trabalho da Damas!
::
Acompanhe nosso trabalho nas redes:
- YouTube
- E-mail: contatodamasproducoes@gmail.com
Seja muito bem-vinde!
Um abraço,
Damas Produções
Senhora X,
Senhorita Y
Adaptação audiovisual da peça será exibida no Cine Bijou, dentro da programação do Festival Satyrianas - 14 de novembro às 18h30.
Sob o pretexto de representar o texto A mais forte, de August Strindberg, duas atrizes e uma performer sonora se lançam em um jogo pelo qual intercambiam diversos papéis, explorando com humor ácido as construções heteronormativas do feminino sugeridas pelo texto. Indo mais longe: elas desafiam o autor sueco pela exposição de um disparador imprevisto: o corpo lésbico reivindicando o protagonismo da cena. O que diria Strindberg disso tudo?
Entrada gratuita, basta comparecer no local abaixo.